Nossas Filhotas Peludas




PitaPata Cat tickers

A Maggie foi para o terreno do Avô procurar namorado e nova vida
Decisão muito dificil...mesmo.



PitaPata Dog tickers

domingo, 27 de março de 2011

Um fim de semana noutro local ,noutro mundo neste tempo.Maravilhoso.

 Faz hoje oito dias e era esta a paisagem que se via  pela janela do quarto onde dormimos quando fomos de fim de semana ao Algarve buscar a Avó Lili.
Ar puro e bem quentinho com o som maravilhosos dos pássaros e imenso verde da serra Algarvia a perder de vista,e um ou outro mugido das vacas da prima Maria da Conceição.
 A princesa a explorar o terreno e a zona à volta do monte da Avó.
A velha casa de família a cair ,pois não resiste a passagem do tempo nem á teimosia do velho tio ,assim como os outros que já partiram e se recusam a fazer obras ou alterações seja de que tipo for ,mesmo para melhor a sua pouca e precária qualidade de vida no meio do nada.
A irmã ,minha sogra,lá vai com muita força de vontade e imenso sacrifício tentado tapar aqui e ali um ou outro buraco ,e vivendo sem ter de todo o conforto que deixa em sua casa a maior parte do ano ,para estar com o irmão que não deixa fazer nada nem que seja ela a pagar.Mentalidades e coisas de velhos.

Andou para baixo e para cima ,de ribeira em ribeira com o pai a ver as rãs e afins,apanhou imensas laranjas com a avó e a mãe e estava plenamente seduzida e radiante com aquele campo maravilhoso cheios de aventuras e novas descobertas a cada momento para ela.
 Não temos agua canalizada em casa ,só a que vem da fonte numa mangueira para aquele bidon azul ,sem televisão,avariou faz anos e não se reparou ,ouve-se rádio,e deita-se com as galinhas ao sol posto pois luz é cara e um lâmpada por divisão é muito gasto.Electrodomésticos funcionam ,porque a minha sogra levou os velhos dela ,e mesmo assim se não está ficam desligados  o tempo todo.Lavar roupa é no alguidar e já não na ribeira porque as pernas já não tem o vigor de outros tempos.E casa de banho é em open space...pois ...pois a S não parava de reclamar e aguentar até casa da prima ,mais á frente .
Mas todos os 3 tios solteirões sempre foram saudáveis e os que partiram foram pela idade e conservação do pó ...lol verdade até a minha sogra enquanto lá está fica melhor e o seu coração mesmo  com a canseira do dia a dia privada de tudo o que a possa ajudar ,fica mais forte e tem ganho anos de vida.É do ar puro e da alimentação do campo muito mais saúdavel ,pois toda a gente cultiva qualquer coisita  e dá um pouco do que tem.Mesmo sendo Algarvios...lol.


A S mesmo sem nada de brinquedos ,a não ser os 3 sacos que levou e nem tocou ,só no pequeno unicórnio que não larga , ou de outras coisas que rodeiam o seu mundo dia a dia (TV,pc), mesmo assim volta e meia dizia:
-No próximo sábado queres vir outra vez ,mãe? Não há escola .Eu gosto muito deste algarve.
Só prova que a verdadeira felicidade está em nós não no que nos rodeia ,muito menos no materialismo que sufoca...divagando...

 Tio Inácio ,figura típica de bicho do mato ,que poucas vezes saiu da sua serra ,senão por força maior e que recusa mudar de vida ,obrigando a minha sogra a levar parte do ano ,no meio do mato ,pois são os últimos de 5 irmãos ,sendo 3 deles ,os rapazes solteirões convictos e gente do campo.Hoje porque tem visitas largou o seu capidó ,um sobretudo  que não larga de inverno nem verão.Eu diria que já não pode é com o peso dele ,tanto tempo sem ver agua a não ser da chuva...lol
Sempre bem disposto e com uma história para contar nos seus belos 80 anos conhece a sua serra  como a palma da sua mão ,e mesmo hoje em dia vai de monte em monte sempre a pé ver a sua terra dia dia mudar e ficar cada vez mais deserta e menos verde.
 Seu companheiro ,o Bolinhas que não perde um petisco logo pela manhã e nesse dia nos presenteou com um belo rato bem gordo ,caçado pela fresca.Seria para juntar ao Magnifico Pato que a Sra Alice  nos deu para a janta e a minha sogra tratou de o matar e depenar em menos de nada ,como se nunca tivesse feito outra coisa na vida ,mesmo depois de tantos anos a comprar galos e patos no talho.
(A mim coube-me fazer um belo arroz de pato  à moda do campismo num tacho bem antigo de uma "espeteira" ou  prateleira que decora a velha cozinha ,com tachos e panelas mais velhas que eu de certeza.Mas ficou uma maravilha ,até a minha sogra elogiou...e mesmo hoje que fiz  cá em casa o resto do dito pato ,que era bem grande e  me calhou uma parte e usei a minha receita especial (cof cof) e no forno ,o maridão disse que o do outro dia no campo estava mais gostoso .Ares e sabores do campo.)


Gente do campo nunca perde as suas raízes ,está na massa do sangue.

 A Princesa agora com a nova amiga Rebeca ,atrás das galinhas e patos da prima Conceição ,a admirar a saída das vaquinhas e 2 bezerros para o pasto com muita atenção e algum receio...não é todos os dias que se vê  6 vacas castanhas  na nossa frente ,bufando e babando .
 3 moinhos colocados recentemente para produção de energia eólica  que mesmo não parecendo nas fotos ,são enormes  bem no cimo da montanha em frente a casa da avó.
 Um pequeno tesouro com muitas histórias para contar concerteza ,herança de outros tempos ,guardado religiosamente e bem conservado pela prima até aos dias de hoje ,no quarto onde pernoitamos .Quem sabe se alguma das suas netas um dia lhe dará o mesmo valor...
 Outro tesouro ,que adorei e não podia deixar de partilhar.
Nessa casa há um pouco de história de família e de outros tempos em cada canto ,recuperado pela sábia intuição desta senhora que vai dando um jeito a cada peça ,para contar sua passagem por este mundo e seu valor incalculável para a posteridade.
Não fotografei mais coisas ,por achar que eram especiais e muito particulares ,daquela família ,não da minha.Mas foi difícil não resistir...


 Com direito a placa ao fim de tantos anos:Vale de Beja onde a minha sogra nasceu e foi criada ,e onde passa a maior parte do ano ,recordando velhos tempos ,cuidado do seu irmão e vendo partir quem como ela tem entranhado o cheiro e o sabor daquela terra.
O passado e o futuro:avó e neta .Maravilhosas benções nas nossas vidas.
Adoramos esta pausa no tempo e estamos em pulgas para repetir ,agora que a princesa já dá atenção e partilha cada momento.
Viemos carregadas de laranjas entre  outras coisas boas e muitas mantas e sacas de estopa para a mãe dar um jeito e recuperar,um belo sorriso no rosto mais saudável e bem recuperado para enfrentar a semana.A S comeu o tempo todo  e muita chouriça com pão ,mais ...quero mais é bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Momentos Pós de Fada: