Nossas Filhotas Peludas




PitaPata Cat tickers

A Maggie foi para o terreno do Avô procurar namorado e nova vida
Decisão muito dificil...mesmo.



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terça-feira, 2 de junho de 2009

Organização e Otimização de seu Tempo - Sistema FLYLady


Você acha que perdeu o rumo? Você acha que não está fazendo progresso? Esta é uma leitura obrigatória – uma vez por semana! -FLY Lady
Vamos começar quando nossos pés tocam o chão. Não, vamos voltar para a noite anterior, um pouco antes da hora de dormir. 1. Você fez sua “Rotina de Antes de Dormir”?A beleza da Rotina Noturna é que você fica um passo a frente no dia. Só precisa de alguns minutos. Rever os cartões e calendário os mantém frescos na cabeça pela manhã. Quando você acordar você saberá o que fazer.
2. Você fez sua boa “Rotina Matinal”?O dia já amanheceu. Não há nada melhor do que ficar na cama por metade da manhã! Eu não acho. Lembra-se da culpa que você sente quando faz isso? A maioria de nós é forçada para uma manhã-não-tão-boa, nós fazemos isso a nós mesmos quando não descansamos o suficiente. Como resultado nós acordamos de mau humor e nos arrastando. Nossa felicidade depende de um descanso apropriado. Levante-se 15 minutos mais cedo e dê a si mesmo um bom começo com a boa “Rotina Matinal”!
3. Dicas para a Cozinha:Vamos falar sobre a cozinha por um momento. Se a cozinha está limpa, o restante da casa permanece limpa também. Em outras palavras, conforme o estado da cozinha, o restante da casa acompanha. Pense no seguinte: janelas quebrada numa cidade. Se uma janela quebrada é deixada sem consertar, a vizinhança tende a relaxar e não se cuidar também, Os crimes aumentam na região e outros edifícios se deterioram também. Porém se estas janelas são consertadas imediatamente, a vizinhança não é afetada. Ou devemos dizer infectada. Uma cozinha suja infecta os demais cômodos. Esforce-se para manter a cozinha impecável.
Esvazie a lava-louças ou escorredor de pratos assim que entrar na cozinha. (Desta maneira sempre haverá lugar para mais louça.)
Sempre mantenha a pia impecável e brilhando. (Se a pia está limpa você vai ficar menos tentada a deixar uma peça de louça suja ali.)
Use um pano de prato e pano de pia limpos todos os dias.
Adquira o hábito de secar sua pia após cada uso (com o pano limpo).
Encha a pia com água quente e sabão quando você começar a cozinhar. (Isto ajuda você a ir limpando). Minha avó me ensinou isso. Se você não fizer isso a pilha de pratos vai crescer! Sacuda a louça na água e coloque na lava-louças ou esfregue bem, enxágüe e coloque no escorredor. A bancada fica limpa e após você acabar de cozinhar tudo o que terá que fazer será lavar a louça da mesa.
Coloque o lixo e recicláveis fora.
Feche as portas dos armários.
Mantenha os produtos e panos de limpeza por perto (para aqueles respingos de molho e outras coisas que vão caindo durante o processo).
Faça de limpar a mesa, tarefa de todos. Faça cada pessoa levar seu prato para a cozinha. Eles devem colocar os restos no lixo e o prato na lava-louça. Isto é mais uma coisa que as crianças podem fazer!
4. Planejamento do Menu:Isto é chato!Tente isto: pegue um calendário e vá anotando tudo o que você faz nas refeições por um mês.

No final você vai ter uma idéia do que costuma fazer. A partir disso você pode fazer cartões com menu e lista de compras. Anote o que vocês comem nos restaurantes também, isto também é um menu. Uma vez que você tenha os ingredientes certos em casa, estará mais apta a cozinhar. Saber o que foi planejado para o dia ajuda você a não dispersar. Nosso maior problema é que precisando pensar no que fazer, provavelmente a gente vai comer fora.Mantenha uma lista de compras e marcador de textos perto da geladeira. A lista de compras deverá ter tudo o que você compra para a sua casa. Você pode separar por categorias, em ordem alfabética, ou pela ordem em que encontra no supermercado. Qualquer jeito que funcione para você – talvez categorias como vegetais e frutas frescos, enlatados, laticínios, carnes, etc.. Quando alguma coisa estiver acabando, marque com o marcador o item na lista e então, quando você sair às compras, leve a lista com você.Outra dica: Limpe a geladeira no dia anterior ao dia que você for ás compras. Isto dará a você um lugar limpo e bom para colocar os itens que precisam de refrigeração. Além disso, é mais fácil limpar a geladeira quando ela está vazia.Do mesmo modo, não se esqueça de guardar as compras assim que trouxer para dentro de casa. (Isto mantém as bancadas livres e evita que você fique aborrecida com toda aquela compra ainda por guardar.) E nem precisa dizer, traga primeiro as comidas que precisam de refrigeração.

5. Pilhas de papel:Correspondência – sempre uma grande pilha de problemas! Isto funciona – o princípio do “FAÇA ISSO AGORA” (do Querido Marido de FLY Lady):
Olhe a correspondência assim que trouxer para dentro de casa.
Ao abrir tenha sempre um calendário, cartões e lata de lixo por perto. (Isto evita você ter que manipular a correspondência duas vezes.)
Tenha um lugar para as contas. E coloque-as lá!
Tenha um dia para pagá-las e atenha-se a ele. O dia que FLY Lady paga suas contas: no primeiro e décimo primeiro dia de cada mês.
Controle a conta bancária no dia em que você recebe o extrato pelo correio.
Coloque folhetos, propagandas e catálogos perto de sua cadeira, assim você poderá examina-los numa folga. Não deixe eles se empilharem. Examine-os na próxima vez que se sentar e tenha por perto tesoura, lista de compras e lata de lixo.
Aliás, o princípio do “Faça isso agora” funciona para a maioria das coisas, não apenas para o correio!
6. A lavanderia: Você sabe onde sua roupa suja está?Vá! Dê a atenção que a sua roupa suja merece. Se não, você vai sofrer mais tarde. A pilha de roupas sujas vai crescer e sair do controle. Aqui vão algumas dicas:
Separando: se você tiver que separar as roupas, talvez demore mais para se animar em colocar a roupa para lavar. A gente pode decidir até não colocar nenhuma. Tente isto: tenha três cestos de roupa no closet ou no lugar onde você mantém as roupas sujas. Um para as roupas brancas, outro para as coloridas e um para as roupas boas que você não quer lavar com as demais. Conforme você se despe, já coloca cada peça no cesto correspondente ou pendura o que pode ser usado novamente. Como você pode ver o princípio do “faça isso agora” continua funcionando. Até as crianças pequenas podem ser ensinadas a fazer isso!
Lavando: Só coloque para lavar se você tiver tempo para tirar a roupa da máquina e pendurar para secar. Se tiver secadora, só coloque para lavar se tiver tempo de fazer tudo: lavar, secar, dobrar e guardar. Retire a roupa da máquina no momento em que ela desligar, nada mais desagradável que roupa limpa cheirando a mofo, além disso pendurar logo ajuda a não amassar tanto, o que ajuda na hora de passar.
Secando: Nunca deixe sua roupa ressecar no varal. Se tiver secadora, retire as roupas no minuto que escutar a mesma desligar. Isto ajuda na hora de passar.
Dobrando: Dobre as roupas assim que retirá-las do varal ou secadora.
Guardando: Ninguém gosta de viver com roupa espalhada para todo lado. Tenha um lugar para tudo. Mesmo que você tenha que etiquetar as gavetas para saber o que guarda aonde, até se acostumar com os lugares. Mas coloque cada coisa em seu lugar. Inclusive para as roupas que precisam ser passadas.
7. Mais dicas para a lavanderia
Compre roupas que exijam baixa manutenção – por exemplo, aquelas que não precisam ser passadas.
Compre vários pares de meias da mesma cor. Fica mais fácil separar em pares.
Quando você tirar as meias, tenha certeza de que elas estão pelo lado direito. Assim como ao colocar para lavar.
8. Dicas para o banheiro:
Mantenha uma escovinha para sanitários ao lado do mesmo
Mantenha produtos de limpeza, papel toalha, esponja e limpa vidros à mão. Isto quer dizer, um para cada banheiro, assim você pode limpar sem nem pensar a respeito.
Limpe a pia do banheiro diariamente. O mesmo que vale para a cozinha, vale para o banheiro.
9. Dicas para o quarto (para limpeza):
Adquira o hábito de arrumar a cama o mais rápido possível – no minuto em que seu querido marido se levantar. Isto evita que você caia na tentação de voltar para a cama.
Tire o pó diariamente (com espanador de penas).
Passe o rolinho de retirar pêlos: para quem tem gato ou cachorro que sobe na cama.
10. Sala de jantar/ sala de estar/ sala de televisão:
Retire jornais velhos todo dia.
Espane o pó diariamente.
Arrume as almofadas do sofá.
Coloque as coisas nos seus devidos lugares assim que terminar o que estava fazendo com elas.
Não tire seus sapatos na sala.
11. O carro:
Mantenha-o vazio. Isto é difícil – descarregue-o todo cada vez que sair.
Não coma no carro. Deste modo você não vai ter lixo para jogar fora.
Sempre encha o tanque com combustível. Isto economiza tempo quando se está com pressa.
Verifique o óleo semanalmente.
12. Trabalhos manuais:
Espalhe somente o que vai usar no tempo pretendido. A não ser que você tenha um cômodo somente para este propósito.
Guarde tudo assim que terminar.
13. Permanecendo no sistema.
Estabeleça um objetivo e trabalhe para alcançá-lo. Ajuste um TIMER se preciso.
Estabeleça uma rotina para aquelas coisas que ninguém gosta de fazer mas que precisamos fazer. Quando você chegar à cozinha, metade do seu trabalho estará terminado. A rotina evita que você precise pensar sobre o que deve fazer a seguir.
Estabeleça um novo hábito a cada mês. Leva 21 dias para formar um hábito, mas para nós leva 28 dias.


Como é habitual por esta altura é hora de dar volta nos roupeiros e no resto da casa ,fazendo a tal limpeza de estação.

Como ando entusiasmado com esta moda dos blogs ,depois de fazer uma consulta em vários ,escolhi alguns que nos podem ajudar e facilitar a vida na nossa rotina doméstica ,pois o tempo é cada vez menos e a casa tem que se manter arrumada.

Mesmo que sejamos donas de casa "perfeitas" e organizadas é sempre bom aprender mais umas dicas e quem sabe pôr em prática para nos facilitar a vida.

Vou colar aqui sempre que possivel algumas das minhas preferidas.

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